Método Clínico Piagetiano
A definição de Método Clinico são observações, que depois são sistematizadas com uma metodologia de análise.
As principais características do método Clínico de Piaget são:
· interrogação
· investigação das explicações dadas pelas crianças interrogadas
· Observação pura, aliada a interrogação
· indução de hipóteses e de novas perguntas;
Essas características do método clínico de Piaget primeiramente servia para analisar as perspectivas das crianças, tentar falsear, ou anular as perspectivas das perguntas feitas.
O método na verdade tinha três tipos de perguntas:
· as perguntas de exploração,
· as perguntas de justificação ,
· as questões de contra argumentação, todas elas para "medir" ou analisar as proposições dos alunos quanto as explicações que eles davam, quanto a legitimação e também quanto ao equilibrio do seu pensamento lógico.
Utilização - Acreditamos que é possível aplicar método clínico a uma situação de aprendizagem, cabe ao professor, induzir, fazer o papel de questionador, problematizar as perguntas que o aluno formulou.
Salientando que o professor deve orientá-la, e não apenas interrogar, ou questionar as hipóteses feitas por ele, ou tentar falseá-las,. O método é bom, mas deve se adequar a real necessidade lógica e racional do aluno e também do estudo ou pesquisa. Sobre a sua utilização em PA, creio que é válido o uso deste médoto, mas sempre lembrando que o professor deve ter o papel de orientador,mediador, não só de questionador, é preciso conduzir, e ter o cuidado para não induzir o aluno a pesquisar o que nós queremos saber.
Daí a importância do método para orientar, nortear o caminho da aprendizagem do aluno, para que ele busque respostas para suas dúvidas. Neste sentido o papel do professor é essencial.
Quanto a intervenção do professor, ela é vital para a realização de um PA. O professor deve interrogar questionar, e observar, analisar as suas hipóteses, suas construções lógicas, e ter a percepção investigativa.
A intervenção seria uma forma de nortear o raciocínio lógico do aluno, e não direcionar pra aquilo que o professor quer saber.Deve intervir de uma forma que seja orientadora,norteadora, esclarecedora, sempre lembrando que o aluno deve esclarecer e sanar suas dúvidas, e não as do professor.
Intervir mas de forma que não interfira na construção lógica do aluno,que seria propondo situações problema que gerassem conflitos cognitivos os quais seriam respondidos pela criança de acordo com a fase que se encontra.
O aluno é quem deve construir o conhecimento, o professor deve orientá-lo para tal e a utilização do “Método Clínico Piagetiano” é o caminho para que a construção do conhecimento ocorra.
Nara